Livros do Andy Morgan Traduzidos

AndyCaro leitor, você já deve estar familiarizado com o Andy Morgan, ele é o autor da imensa maioria dos artigos que você encontra aqui no Dieta & Malhação. Ele tem alguns livros publicados no exterior, mas até agora nenhum deles estava disponível em português.

No final de 2015 eu me juntei com o Hilton Souza do blog Paleodiário e conversamos com o Andy para pedir a autorização dele para traduzir dois de seus livros. Ele gostou da ideia e então passamos a trabalhar juntos neste projeto. Depois de  muito trabalho e alguns meses de atraso nós terminamos a empreitada.

O primeiro livro é na verdade um resumo do conteúdo aqui do site, caso você queira ter esse material em disponível para leitura offline essa pode ser uma boa oportunidade.

No entanto, na minha opinião a cereja do bolo é o segundo livro. Nele o Andy fala sobre o processo de decisão que usa quando está fazendo o coaching junto aos seus clientes, como ele ajusta as dietas conforme eles vão progredindo. São mais de 100 páginas com árvores de decisões, casos reais de clientes, tabelas de acompanhamento e vídeos explicativos.

Como bônus, nós também traduzimos a planilha que ele usa para calcular os macros dos seus clientes e a incluímos no pacote.

Se você quer aprofundar os conhecimentos adquiridos aqui no site, aprender como ajustar corretamente a sua dieta conforme o tempo for passando e o seu corpo for mudando, esse pacote é uma ótima pedida.

Além disso, você também vai estar me ajudando a manter o Dieta & Malhação no ar. Lembre-se de que afim de manter o visual do site limpo, eu não recorro àquelas propagandas chatas tão comuns pela internet. 😉

LINK PARA A PÁGINA DE VENDAS DOS LIVROS

29 ideias sobre “Livros do Andy Morgan Traduzidos

  1. Olá, tudo bom Rafael?
    Comprei os dois livros traduzidos e achei ótimo. Agradeço por trazer essas ótimas leituras para nós.
    Com isso segue a minha próxima pergunta, quando teremos outros livros do rippedbody traduzidos?
    Muito obrigado, um abraço,

    Daniel.

    • Oi Daniel!

      Muito obrigado pela sua compra e pelas suas considerações, eu e o Hilton investimos bastante tempo e esforços para disponibilizar esses livros em português, é legal ter um retorno positivo como o seu.

      O Andy não tem outro livro escrito só por ele, mas tem um que ele escreveu em conjunto com o Eric Helms e a Anrea Valdez chamado “The Muscle and Strenght Pyramid Books”. Eu e o Hiton ainda estamos trabalhando na divulgação dos livros que você comprou e ainda não conversamos com o Andy sobre a possibilidade de traduzir esse outro livro, mas pretendemos fazê-lo em breve.

      Abraço!

  2. olá, Rafael! Comprei o livro, já li ele inteiro(o guia de dieta, falta ler o de ajuste), e estou na quarta semana já. Semana que vem farei os ajustes necessários com a leitura do segundo livro.
    Então, ainda estou com algumas dúvidas e não sei se estou fazendo certo.
    Meu cálculo ficou assim: 52,5kg para 24% de gordura
    como meu percentual ainda está alto, mesmo com baixo peso estou fazendo para secar. A meta é perder somente 250g por semana, pois tenho pouca massa e dificuldade de conquistar, mas muita gordura(me encaixo no perfil magrelo barrigudo só que mulher, kkkk). Deixei o déficit pequeno para ajudar a perder menos, e quem sabe ganhar alguma coisa. Calculei treinando 3x por semana(que são os dias que realmente o treino é pesado, pois é perna, os outros dois dias de superior e funcional calculo como DD) e meu FA deixei 1,3 gerando 1326 de kcal de objetivo médio diário. deixei 1,3 de Gord. por kg e 2,5 de Prot. por kg
    Dia de treino está 100P 49G e 165 C
    Dia de descanso 100P 54G e 78C
    Vc acha que está tudo certo? Estou perdendo peso devagar e um pouco de medidas.
    Mas a grande dúvida gira em torno do jejum. Tenho treinado as 5:30, última refeição as 19:30. Devo me alimentar após o treino, já que só posso comer as 12-13h? estou por enquanto só tomando bcaa de 2 em 2h até a refeição, mas se eu comesse seria melhor? e nos DD tb preciso tomar esse bcaa?
    Aguardo resposta por gentileza. abraços

    • Bom dia Carol!

      Obrigado pela compra dos livros, eu e o Hilton investimos um bocado de tempo e esforços para disponibilizá-los em Português! 😉

      Como você está considerando que treina apenas 3x/semana, mas na realidade são 5x, eu acredito que talvez você tenha subestimado a sua necessidade energética. Para confirmar isso, você vai ter que ver a sua perda média de peso nessas 4 semanas. Lembre-se de que, se a perda da primeira semana for muito discrepante das semanas seguintes, você não deverá usar os dados dela para calcular a média de peso no período. Você tem tirado as suas medidas corporais semanalmente? Tirou fotos antes de começar a dieta?

      Com relação aos seus horários, tem uma coisa que não entendi. Você disse que a sua última refeição é às 19:30, então o horário da primeira deveria ser às 11:30, mas você disse que só pode comer às 12-13h. Você poderia me explicar isso melhor? Se você realmente fosse quebrar o jejum às 11:30, as suas doses de BCAA estariam corretas, pois você precisaria de uma às 7:30 e outra às 9:30. Como você só pode comer às 12-13h, estaria faltando uma terceira dose às 11:30.

      Como você também treina em alguns dos DD, nesses dias o BCAA também vai ser necessário.

      Abraços.

      • Rafael, obrigada pela resposta.
        Estou acompanhando minhas medidas, sim. Venho perdendo bem pouquinho, mas mantendo. Assim como o peso. e está acontecendo como vc falou. na primeira semana a perda de peso foi maior um pouquinho(algo em torno de 1kg) e nas outras girando na casa dos 200g como o planejado e dependendo do consumo de carbo do dia anterior (DD ou DT).
        Sobre os horários, não tenho hora fixa pra comer, -é na média entre 12h em diante que consigo e meu horário de treino na verdade tb muda pela manha dependendo do dia(tem dia que é 5h outros 5:30…etc). Então tomo o bcaa no intervalo de 2 em 2h sem me prender muito a calcular com precisão(já q o Andy prega essa liberdade e relaxamento com horários).
        Não treino sábado e domingo, logo não preciso de bcaa né?

        • Rafael, olhei minhas anotações de peso e reanalisei meu progresso. Na verdade o que aconteceu foi o seguinte: meu peso de hoje está igual o da segunda semana! Houve uma perda inicial por conta do consumo modificado de carbos e depois ocorria uma leve variação de peso nos dias DD e dias DT, então concluo que passei essas 4 semanas em dieta normocalórica, vc concorda??

          • Não dá pra afirmar que sim ou que não sem olhar as suas medidas corporais, você pode ter perdido gordura e ter ganho massa magra (que era o seu objetivo) na mesma proporção. Veja como estão as suas medidas, principalmente as 3 do abdômen. A ordem de perda é de cima para baixo, assim medida tirada acima do umbigo deve ter diminuído mais, depois a do umbigo e por último a abaixo do umbigo. Se não houve redução nas suas medidas, aí sim podemos acreditar que a sua dieta nessas 4 semanas foi normocalórica. Se for esse o caso, você deverá reduzir suas calorias através dos carboidratos, conforme orientado no segundo livro.

        • Isso, no sábado e no domingo você não precisa do BCAA. Tem uma coisa que você não mencionou e eu assumi que você está fazendo corretamente, mas pelo sim pelo não acho melhor confirmar. Você também tem tomado as 10g de BCAA de 10 a 15 minutos antes dos treinos né?

          • medidas 5 cm acima do umbigo
            1 sem: 62,4 – 2sem: 61,7 cm 3 sem: 60,5
            4 sem 60,5

            umbigo
            1sem: 70,5 – 2sem: 69,8 – 3sem: 69cm – 4 sem: 69cm

            5cm abaixo
            1 sem:75,5 – 2sem: 73,3 – 3sem: 73,3 -4semana: 74,1

            então com essas leves reduçoes posso ter ganho massa magra e assim não devo ajustar a dieta para continuar perdendo?

            estou tomando sim o bcaa, mas nem sei se são 10g, está sendo uma dose. /vou me certificar disso; Tem que ser essa quantidade mesmo eu sendo miúda, pouquinha e baixo peso?

          • Você está fazendo uma abordagem bem conservadora, visando perder apenas 250g por semana, mas ainda assim perdeu medidas nas 3 primeiras semanas. Eu aguardaria mais uma ou duas semanas para ver como os seus dados irão se comportar, mas se você quiser cortar um pouco dos carbos agora acho que não vai ter problema também.

            Com relação a dose de BCAA, eu sempre li sobre essa mesma recomendação, independentemente do peso.

  3. outra coisa sobre BCAA : Eu ando tomando um scoop antes outro depois do treino, mas o importante é tomar de 2 em 2h a partir da primeira dose, é isso? Não seria então necessário tomar pós treino então? Olhei meu bcaa e ele só tem 3,2 de BCAA por dose. Então vou triplicar a dose.

        • Carol, dê uma olhada na Parte 8 do livro sobre como ajustar a dieta, lá está tudo explicado detalhadamente como você deverá proceder. Se tiver alguma dúvida é só voltar aqui. 😉

          • até já li..ele manda cortar dos carbos e gorduras(50-50) tanto em DT quanto em DD, só que como a maioria dos seus leitores, eu vim da paleo e gosto de uma dieta o mais high fat quanto puder ser. Será que podia cortar somente do carbo? Pois do modo que está ficou bem tranquilo pra mim…
            Em torno de 5 a 8% do consumo total diário como ele orienta…

          • Sim, o Andy fala em cortar meio a meio, mas ele complementa dizendo que há espaço para preferências pessoais, desde que você não consuma menos do que 0,8g de gordura por quilo de massa magra. Sendo assim, você pode perfeitamente cortar as calorias necessárias por meio dos carbos. 😉

  4. Bom dia, Rafael!
    Terminei de ler os dois livros!
    Gostaria de debater 03 pontos com você, pode ser?
    1- Percebe-se claramente que o Andy não gosta de aeróbicos. Eu gosto de caminhar moderadamente por 45 minutos, pela manhã. Pelo que eu percebi, no site, ele diz que o LIIS ( aeróbico de baixa intensidade ) não vai atrapalhar ganhos musculares, apesar de ele achar que é um tempo mau empregado. Eu gosto dessa atividade, gosto de ouvir podcasts durante a atividade e no fim do dia me garante 200 calorias a mais para comer, tanto em bulk como em cutting.
    Na sua opinião, pode me prejudicar em algo?

    2- Rafael, no primeiro livro, não me lembro em qual página, o Andy diz que o processo de queima de gordura tende a levar um tempo maior, que o cut costuma demorar mais meses que o Bulk. Não foi erro de digitação? Não é mais fácil queimar gordura do que ter ganhos num slow bulk ?

    3- No livro, finalmente ( para mim ), o Andy dá uma desmistificada no JI. Diz que pode sim fazer um cut com café da manhã, sem prejudicar os resultados. Que o JI seria importante mesmo em atletas que querem ficar com menos de 10 % de BF. Eu gosto de comer no breakfast. Como eu uso o Fatsecret , nem me dá trabalho a mais na contagem dos macros. Qual a sua opinião?

    Um abraço!

    • Fala Ruy! Tudo bem?

      1 – Claro que não, muito pelo contrário. Se é uma atividade física que lhe dá prazer e ela não interfere no resultado do seu treino na musculação, continue fazendo! Eu mesmo durante um bom tempo intercalei o treino de natação com o treino dos “3 Grandes”.

      2 – Realmente, queimar gordura é mais rápido que construir músculos, pero no mucho… A questão é que a velocidade com que podemos perder gordura é inversamente proporcional ao nosso BF. Trocando em miúdos, pessoas com BF mais alto podem perder mais peso semanalmente do que aquelas com um BF baixo. É sobretudo nas fases finais do cut em que a paciência se faz realmente necessária, para você ter uma ideia, alguém com um BF entre 7 e 9% só deve perder entre 0,2 a 0,35 Kg/semana. Se essa velocidade for maior, o risco de também perder massa magra aumenta.

      3 – A minha opinião é a mesma que eu te dei no caso da sua caminhada. Se você gosta de tomar o café da manhã, tome o café da manhã. 😉 Veja bem, não existe um método que deva ser seguido por todo mundo, no final das contas nós devemos seguir algum método que nos agrade e que nos proporcione resultados. A questão é que, há não muito tempo atrás, dizer que nós não precisamos comer de 3 em 3 horas, fazer 6 refeições ao dia, era quase uma heresia. Todo mundo falava que isso iria favorecer o catabolismo, que dessa maneira você iria queimar os seus músculos e coisas do gênero. Faça o que lhe agradar, sem esquecer da Hierarquia de Importância Nutricional.

      Abraço!

  5. Rafael, tem algo errado pois ainda não recebi nada. Ja olhei na entrada e na quarentena. Infelizmente não tem nenhum email seu. algum outro meio de envio?
    Poderia me enviar seu email e vc me responde por ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *